terça-feira, 9 de setembro de 2008

O troco da Rússia

A Rússia e a Venezuela anunciaram manobras conjuntas no mar do Caribe.Além de permitir que a Marinha russa aproveite o sol tropical durante o seu rigoroso inverno, a iniciativa sela a crescente aproximação militar entre os dois países que já permitiu grandes transações de armamentos.
Sobretudo, serve para dar o troco das provocações que os Estados Unidos fizeram à Rússia ao incentivar e apoiar a desastrada aventura que a Georgia iniciou ao mandar tropas para a Ossetia e a Abcazia.Putin e Chavez devem estar felizes. O coronel havia dito ,em julho passado , que `` se algum dia a frota russa chegasse ao Caribe,hasteariamos bandeiras, tocariamos tambores e os hinos dos dois paises por que seria a chegada de um amigo que veio dar uma ajuda , de um aliado nosso”. Pode ir preparando os tambores.
Já vimos este filme mais de uma vez desde 1962.Chamava-se guerra fria.

Um comentário:

Anônimo disse...

Os EUA acionaram a 4ª frota, será que faz sentido?! souberam com antecedência o encontro das duas marinhas? A América do sul mudou. O voto mudou a América do sul.
Pode ser guerra fria mas na guerra fria havia mais segredo, mais silêncio dos envolvidos.Os americanos querem a morte de Chavez mas algo aconteceu naquele golpe ou tentativa de golpe em 2002. Não está bem esclarecido o receio (?) ou temor (?) ianque de afastar o presidente legal e legítimo da Venezuela. Há mais de 800 oficiais das Fças.Armadas venezuelanas em Miami. Chavez não é um Noriega.
Diria que a América do sul não é "backyard" de tio Sam. O voto mudou, a democracia, embora "capenga" como disse há alguns dias jornalista do CB, gradualmente muda a face da A. do sul.
Excelente ajuizamento do Analista.
Parabéns prof. Felipe.