quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Dificuldades no México

Depois de um começo vigoroso , o governo do presidente do México,Felipe Calderon, está cada vez mais acossado.Com menos de dois anos no poder,o governo enfrenta diversos desafios graves.
A estatal de petróleo PEMEX vê sua produção declinar e o objetivo de reformar a lei para permitir alguma flexibilização encontra grande resistência já que o monopólio é um dos maiores tabus nacionais e a esquerda, liderada por Lopez Obrador ( o rival derrotado por Calderon na última eleição presidencial) move um combate sem tréguas ao projeto de lei enviado pelo governo.
Por outro lado,os cartéis do narcotráfico tornaram-se muito agressivos e está em marcha uma verdadeira guerra contra as forças do Estado.Calderon resolveu usar unidades militares ,além da Polícia ,e elas tem sofrido grandes baixas ainda que a estratégia esteja sendo bastante bem sucedida.Tem havido também um aumento da criminalidade nos grandes centros urbanos ,especialmente de sequestros.
No plano econômico, o crescimento econômico está perdendo vigor, prevendo-se para 2008 um crescimento de apenas 2,4% contra 3,3% em 2007.A recessão econômica nos Estados Unidos deverá repercutir sobre a economia mexicana.

Nenhum comentário: