segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Novo chefe de governo japonês

De retorno do Japão hoje, ouço a notícia da escolha de Taro Azo como o candidato do majoritário Partido Liberal Democrata , o que significa sua escolha para o cargo de primeiro-ministro.No Japão havia dúvidas a respeito mas a vitória de Taro Azo foi categórica ,por dois terços dos votos.
Sua tarefa é difícil.O partido vive sua maior crise nos últimos cinquenta anos ,pois vem perdendo terreno e pode deixar de ser majoritário se sua administração não for bem sucedida.Ora , a economia japonesa está perdendo velocidade e deve ser afetada pela recessão americana,já que os Estados Unidos são grande cliente das exportações japonesas.

Taro Azo é um conservador ,partidário de redução de impostos e mais gastos governamentais para estimular a economia.Nesse sentido, deve dar marcha atrás nas reformas liberalizantes que foram encetadas pelo ex-Primeiro-ministro Koizumi.
Nos últimos dois anos ,Taro Azo esteve duas vezes no Brasil e tem grande simpatia por nosso país pois aqui viveu ,segundo me contou em recente jantar na Firjan, anos felizes como administrador da filial brasileira do conglomerado pretencente à sua família há várias gerações.

Nenhum comentário: