segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Paquistão em nova fase

Renunciou finalmente hoje ,depois de uma longa agonia política, o presidente do Paquistão ,Perez Musharaf. Não se sabe se sua saída de cena abre caminho para a democratização e para a estabilidade, mas o que se pode garantir é que o Paquistão é hoje o país mais perigoso do mundo.
Por que?
  1. abriga em suas fronteiras os mais violentos terroristas do mundo -Al Qaeda e talibãs - além de servir de campo de treinamento para radicais muçulmanos de todo o mundo ,inclusive a Inglaterra.O exército paquistanês tenta em vão derrotá-los há muitos anos.
  2. há um conflito latente-hoje atenuado- com a India em torno do Cachemira e por razões históricas.Um corrida nuclear fez com que ambos os países tenham violado o Tratado de não-proliferação, dotando-se de armas nucleares.
  3. a instabilidade política tem sido fomentada pelo assassinato de numerosos líderes políticos, a exemplo de Benazir Buttho.

2 comentários:

Anônimo disse...

A ambiguidade em relação ao Talibã e a Al Quaeda é proposital e serve aos interesses do país.Dentro da ótica de Islamabad, naturalmente.

Felipe Lampreia disse...

Concordo inteiramente.Mas ,como o Paquistão tem dentes atômicos,isso é um perigo para o mundo.Especialmente agora que ninguém sabe quem vai mandar no país.