Henry Kissinger , apesar de sua idade provecta, continua a ser um dos maiores analistas de geopolítica do mundo.Seu conhecimento da história e da praxis da política internacional provavelmente não tem paralelo hoje.Após retornar de uma viagem recente à Rússia, publicou um artigo intitulado “ Uma visão não convencional sobre a Rússia” ditribuído pelo Tribune media services em 30 de junho passado.
Cito alguns trechos mais expressivos:
“ Minha impressão é que uma nova fase da política russa está em curso.”
“ Os valores de nossa sociedade nos obrigam a ter um compromisso com a evolução democrática.Mas o ritmo desta evolução será inevitavelmente russo.Podemos influir mais pela paciência e pela compreensão histórica do que por um afastamento ofendido e por exortações públicas”.
“ No passado, a segurança nacional russa tornou-se sinônimo de expansão contínua e a legitimidade doméstica foi garantida , em grande parte, pela demonstração externa de poder”.
“Embora a população russa esteja vivendo um experiência exaltante de orgulho nacional reencontrado,seus líderes compreendem o risco de alterar a nova ordem tradicional pelos métodos tradicionais da Rússia.”
O artigo precedeu de dois meses a crise com a Georgia mas sua análise profunda e lúcida contém importante material de reflexão que ajuda a por o assunto em perspectiva.
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
"Os valores de nossa sociedade nos obrigam a ter um compromisso com a evolução democrática.Mas o ritmo desta evolução será inevitavelmente russo.Podemos influir mais pela paciência e pela compreensão histórica do que por um afastamento ofendido e por exortações públicas”.
Mudando "russo" por "venezuelano", poderíamos aplicar esse raciocínio à política externa brasileira, Embaixador?
Postar um comentário