terça-feira, 4 de março de 2008

Pode haver uma guerra entre Colômbia e Venezuela?

Com a mobilização das forças venezuelanas na fronteira, cria-se um situação que pode degenerar em guerra.Porém, uma escalada do conflito parece improvável já que a Colômbia tem uma superioridade militar lastreada em anos de combate contra as FARCs e no apoio financeiro e material dos Estados Unidos.O coronel comprou muitas armas (100 mil fuzis automáticos,aviões, tanques e até submarinos) mas não se sabe se tem pessoal treinado para operar tanta parafernália.O mais provável é o o líder “bolivariano” fique na fanfarronice , seu estado normal.Mas , existem preocupações sobre a possibilidade de atritos localizados e novas incursões em países vizinhos, de parte a parte .Isto vai manter altas as tensões e pode certamente degenerar em uma escalada militar de proporções inestimáveis.O presidente colombiano deu uma contribuição significativa para a distensão ao dizer que não vai mobilizar tropas em suas fronteiras.Vamos ver se a turma do deixa disso consegue também conter os arroubos do coronel venezuelano. O elemento tempo aí é muito importante.

2 comentários:

Betty disse...

Me orgulho muito em tê-lo conhecido ainda como 3º secretário em NY quando trabalhava com meu pai. Seus comentários são dignos e coerentes. Temos que torcer muito para que sejam seguidos pelo que ocupa io posto que foi seu no passado e muito bem desempenhado.
Precisamos de Paz e não de guerras inúteis.
Um agrande abraço Betty Rio Branco Soler

Anônimo disse...

Seu artigo, hoje, no jornal, O Globo, é uma continuação das idéias expostas nesse seu último post. Acredito que, nesse momento, uma guerra entre os três países é prejudicial para a integração e o fortalecimento dos países da América do Sul. E olha que Hugo Chávez insiste na "politização" dessas relações. Uma guerra só colocaria esse objetivo ladeira a baixo.

Camila Machion