O New York Times de hoje traz uma matéria muito interessante sobre a rivalidade Brasil-Argentina.A frase chave é:"A descoberta do mega campo de Tupi pela Petrobrás aumentou os sentimentos de nostalgia e introspecção da Argentina.Em duas gerações,a reação havia passado, primeiro, de negação,depois de resignação e finalmente de respeito.Hoje os argentinos parecem estar chegando ao ponto mais humilde:o desejo de emular uma nação que eles sempre julgaram inferior.
Acho duvidoso que tenham sido superados todas as rivalidade mas , sem dúvida,não existem mais a acrimônia e a agressividade dos tempos da querela de Itaipu,há trinta anos.O que tornava agudos estes maus sentimentos eram o pensamento e as inclinações dos estamentos militares e burocráticos da ambas as partes.Mas que os argentinos tenham se tornado humildes em relação ao Brasil é ir longe demais.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Estimado Felipe, de una cosa estoy segura, la amistad entre Chile y Brasil no tiene fornteras, con los mejores deseos con el blog. Una que hoy empezó, saludos desde Chile.
Postar um comentário