segunda-feira, 21 de abril de 2008

Vitória de Lugo

A vitória do Bispo Fernando Lugo nas eleições presidenciais paraguaias foi indiscutível e se insere na mesma lógica populista que já triunfou em outras nações sul-americanas.Mesmo a formidável máquina do Partido Colorado e os recursos do General Oviedo não puderam impedi-la. Político inexperiente e carismático, Lugo não assume o poder , porém, num quadro de desmoralização e enfraquecimento terminal do Partido Colorado ,que domina o Paraguai há mais de sessenta anos.
Ao contrário do que ocorreu na Venezuela,no Equador e na Bolívia,a tradicional classe política paraguaia continua intacta.Ela vai seguramente dificultar muito a tarefa de governar e de fazer maiores reformas que Lugo anunciou na campanha .Por isso, creio que sua ênfase ,inicial pelo menos,vai ser muito na renegociação do Tratado de Itaipu , tese que não vai encontrar resistências internas e que ,manejada demogogicamente como vem sendo até agora,terá grande apoio popular.
Ambiguidades da parte das autoridades brasileiras , que já começaram a se fazer ouvir, só vão atiçar estas chamas , empurrando o Brasil para uma posição defensiva muito difícil de sustentar.

Um comentário:

Marco Bastos Jr. disse...

Professor Lampreia,

comentando tardiamente a vitória de Lugo, creio que esta deve ser vista como mais um marco na consolidação da democracia na região. Quanto á neo-celeuma em torno de Itaipu, o que se espera é que se conceda algo para os paraguaios, mas não uma reneociação do Tratado que desmoralizaria a diplomacia brasileira; quem sabe linhas de financiamento ou algo do gênero?


parabéns pelo blog e um abraço.

Marco Bastos