segunda-feira, 23 de junho de 2008

Preços de petróleo

Com a alta desenfreada dos preços , está vindo à tona com força crescente uma tendência para acusar a especulação como responsável pela forte alta dos preços do petróleo.
Calcula-se que hoje o comércio de petróleo físico seja uma parcela decrescente do total,à medida que os investidores negociam cada vez mais com contratos futuros e derivativos. É lógico, a meu ver, que estes movimentos especulativos alavancam os preços.Entretanto, muitos analistas,inclusive Alan Greespan em seu recente livro,afirmam são basicamente as forças convencionais da oferta e demanda que regulam os movimentos de preços do petróleo.
Ontem ,Barack Obama anunciou um plano que visa a aumentar a regulação dos negócios especulativos com petróleo, filiando-se assim à corrente de julga ser indispensável maior controle público .Creio que este movimento vai crescer nos Estados Unidos ,à medida que a elevação dos preços atinge cada vez mais fortemente a populaçaõ.Em ano eleitoral, os políticos não podem mostrar-se desatentos.

Nenhum comentário: